Homenagem a Gerson Victalino
29 de abril de 2020 / 17:53
O Brasil perdeu nesta manhã uma grande estrela do basquete!
Gerson Victalino, campeão do Pan de Indianápolis em 1987, o jogador que mais vestiu a camisa da seleção brasileira, faleceu nesta quarta (29/04/2020) de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa que causa paralisia motora progressiva irreversível, que foi diagnosticada em novembro de 2019.
Um breve histórico do nosso Amigo Querido:
Gersão, como era conhecido por todos, iniciou sua carreira no basquete em 1979.
Dois anos depois já defendia a seleção brasileira.
Na longa carreira na seleção, ele disputou três edições dos Jogos Olímpicos, duas edições do Mundial e três dos Jogos Pan-Americanos, conquistando medalha de ouro em 1987.
Não há uma contagem oficial de jogos pela seleção, pois não havia um controle rígido sobre isso no passado.
Entre Pan, Olimpíadas e Mundiais, o ex-pivô disputou 63 partidas e é reconhecido como recordista em participações.
Gerson já havia sido homenageado pela CBB dando nome a uma das conferências do Campeonato Brasileiro.
“Me senti lisonjeado com esta homenagem. Ser escolhido dentre tantos nomes que fizeram e fazem história no nosso basquete”, disse na ocasião.
(Fonte: https://www.uol.com.br/esporte/basquete/ultimas-noticias/2020/04/29/morre-gerson-recordista-em-jogos-pela-selecao-brasileira-de-basquete.htm?fbclid=IwAR3o9ripNgat-Wvs0IeP7InYGlvPPDlY6VmEevj-EFPWm8q6tvCeBYKQ8T0)
Nos Campeonatos de Basquete Masters, Gerson era figura confirmada… amigo de todos, sempre alegre e simpático com seus colegas e admiradores… e dentro de quadra, sempre abrilhantava as partidas! 
Uma vez disse que estava cansado de “apanhar” jogando de pivô (quem joga nessa posição sabe bem o que ele quis dizer), que queria ser ala só para arremessar de 3 pontos!!!
Gerson no garrafão era soberano… E também não dava para deixar ele livre na linha dos 3, porque ele acertava muitos arremessos daquela distância!
Ou seja, muito difícil jogar contra ele em quadra… Porém era muito fácil tê-lo como amigo.
Integrante da Seleção Brasileira Master, muitas vezes sagrou-se campeão em campeonatos  internacionais de Basquete Master. No cenário nacional, defendeu muitas equipes e conquistou muitos títulos de norte a sul do Brasil.
     

.

A saudade será eterna e a presença não poderá mais ser sentida, mas as lembranças dos bons momentos vividos são um conforto, que permanecerá para sempre conosco. 
A FBBM e todos(as) os(as) Jogadores(as) de Basquete Master Brasileiros externam aos Familiares e Amigos(as) os mais sinceros sentimentos pela grande perda!!!
Valeu, Gersão!
(Autoria: Crissia Castro)