Sobre a Federação

A Federação Brasileira de Basquetebol Máster, é a entidade responsável pela administração e organização da modalidade de basquetebol máster acima de 30 anos para as competições nacionais e internacionais e os eventos administrativos e técnicos relacionados ao desenvolvimento do basquetebol máster brasileiro. A FBBM tem sua liderança decidida por eleição de chapas durante a Assembleia Geral de Presidentes de Associações Afiliadas e é filiada a International Maxibasketball Federation – FIMBA, entidade internacional que está à frente do basquetebol master mundial, primando sempre pelo desenvolvimento da modalidade em nível mundial e responsável pelas competições internacionais.

Em virtude do crescimento vertiginoso do movimento máster de basquetebol no Brasil, atualmente com aproximadamente 10.000 praticantes vinculados às entidades regionais filiadas a FBBM quer filiado diretamente a estas ou a entidades afins, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de basquetebol máster, atrás apenas dos Estados Unidos, conforme dados da FIMBA (veja ranking).

O basquetebol máster é um dos maiores e mais organizado movimento esportivo brasileiro de esporte coletivo entre os que contemplam pessoas acima de trinta anos, em categorias com intervalos de 5 em 5 anos, iniciando na faixa 30+, 35+, 40+, 45+, até a última faixa no masculino que é a de 75 anos em diante. E no feminino, inicia na categoria 30+, 35+, 40+, 45+, até a última faixa, que é a de 65 anos em diante.
Para conhecer um pouco da história, veja uma relação em ordem cronológica da realização do campeonato brasileiro de basquetebol master desde 1985 (veja aqui)

Além da prática esportiva, na busca da qualidade de vida, o basquetebol máster propugna a confraternização, a paz e o lazer familiar, visto que seus campeonatos, fora das quadras, se transformam em reuniões de “amigos do basquetebol” e registram um contingente expressivo de familiares que acompanham os atletas nas competições nacionais e internacionais.